26 de abril de 2010

1ª Festa do Fado na Casa da Cultura arranca esta sexta-feira


"Uma Viagem Pelo Fado", com António Pinto Basto e José Gonçalez, é a proposta da Casa da Cultura de Famalicão para esta sexta-feira, 30, a partir das 21.30h. É o primeiro de três concertos dedicados à canção nacional na programação de Primavera daquele espaço cultural do concelho da Guarda, que completou um ano dia 26, numa altura em que Portugal se prepara para apresentar à UNESCO a candidatura do fado a património imaterial da humanidade.
Além do reputado fadista Pinto Basto, o evento musical “Fados na Casa” conta, no dia 8 de Maio, com o Grupo de Fados da Guarda, num concerto que promete emoções pela inevitável evocação á memória de Carlos Neto, um dos seus fundadores e entusiastas, natural de Famalicão; e, a 19 de Junho, Soraya Branco, fadista da nova geração natural de Elvas.
Sobre António Pinto Basto refira-se que celebra 35 anos de carreira com a edição de um novo disco, “Bodas de coral”. O álbum marca a es¬treia de Pinto Basto, aos 55 anos, como letrista, com o tema “Madrigal para Amália”, uma homenagem a Amália Rodrigues. O álbum totaliza 15 temas com letras de Manuel Alcobia, Rosa Lobato Faria, Castro Infante ou Tiago Torres da Silva, entre outros, inter¬pretadas em fados tradicionais como o Proença, Zé Negro, Franklin de quadras ou Triplicado.